Tendências da Qualidade para o Novo Milênio
Por Luis Otavio Wey* O processo de evolução da qualidade pode ser visto como a busca incessante de um alvo em constante movimento. Basta uma pequena regressão no tempo para observarmos o notável desenvolvimento dos sistema de gestão e do ferramental de apoio para o processo evolutivo da qualidade classe mundial.
Estabelecer uma série de tendências futuras não é tarefa fácil. Algumas das tendências são hoje claramente observáveis enquanto que outras apenas mostram alguns poucos indicadores de sua futura maturação.
Podemos listá-las abaixo:
- Ênfase na gestão por processos.
- Ênfase no entorno completo da empresa, não apenas em clientes e fornecedores diretos.
- Ênfase em sistemas integrados de gestão.
- Ênfase na particularização de processos e indicadores para grandes indústrias globais.
- Ênfase em sistemas que privilegiam a qualidade de vida.
As duas primeiras já estão presentes nas novas normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001 : 2000. A gestão por processos, em escala global para as empresas multinacionais, é indispensável na moderna concepção de administração. Um dos efeitos mais evidentes da globalização dos negócios está no estudo detalhado de cada processo da empresa, feito pelos melhores especialistas, e na sua aplicação em cada parte da empresa, em qualquer lugar do mundo, observadas apenas as diferenças de escala produtiva ou de aspectos legais peculiares a instalações de diferentes países. Algumas das empresa líderes em seus setores de atividade aplicam este conceito, com grande eficácia de redução de custos e uniformização de processos produtivos.
O conceito abrangente do cliente, considerando-se não apenas o cliente direto, mas os clientes indiretos, órgãos regulamentadores, funcionários e seus familiares, a imprensa, os sindicatos, o governo, já vem fazendo parte de sistema de gestão ambiental desde a primeira versão da ISO 14001. Hoje o conceito das partes interessadas, seja do lado do cliente como do fornecedor, está incluído nas novas normas de sistemas de gestão. É tendência futura evidente, pois não se pode mais ignorar o papel destas forças que influenciam decisivamente o destino das empresas; para tal veja-se as resistências de consumidores europeus a produtos que apresentaram problemas em seus processos produtivos e que, na percepção dos consumidores finais, poderiam causar danos a sua saúde. Recuperar a imagem dos produtos nestes casos é tarefa de vulto e de alto custo e risco.
A proliferação de normas de sistemas de gestão traz a procura por sistemas integrados, que sejam ao mesmo tempo simples na sua implementação e utilização, mas poderosos em sua efetividade. É concebível que o uso de sistemas paralelos (ISO 9000, ISO 14001, QS-9000, ISO Guia 25, OSHA 18001, e outros) cause um aumento de custos e redução de valor para a empresa, devido a multiplicidade de documentos e controles, maiores investimentos em treinamento e redundância de processos de auditoria e controle. Integrar não é apenas conveniente mas indispensável.
A experiência bem sucedida dos sistemas de gestão para indústrias de características globais, como a indústria automotiva (QS-9000), a indústria aeroespacial (AS 9000) e a indústria de telecomunicações (TL 9000) irá possivelmente induzir outras indústrias globais a adotar estratégias semelhantes. Além das vantagens da redução de auditorias e análises de recebimento, otimização da base de fornecedores e redução de custos, estes sistemas podem introduzir requisitos peculiares para as indústrias que tornam sua implementação pelos fornecedores um fator de melhoria de desempenho para estes e seus usuários; como exemplo, citamos a obrigatoriedade da aplicação do HACCP para as empresas fornecedoras e produtoras de alimentos industrializados. As indústrias que provavelmente mais se beneficiariam destas normas seriam as indústrias alimentícia, farmacêutica e petroquímica.
A preocupação com a qualidade de vida e dos valores éticos de conduta está presente nas organizações líderes. A norma SA 8000 é uma primeira tentativa neste sentido. Hoje companhias de porte pretendem formar os seus funcionários incutindo neles os valores éticos e toda uma conscientização ambiental e de segurança e higiene industrial, que se inicia na própria preocupação com uma vida saudável e conduta exemplar. Isto pode ser visto como uma fronteira decisiva para os sistemas de gestão, pois a partir da formação e do aperfeiçoamento da conduta individual é que poderemos efetivamente mudar a face da empresa.
* Luis Otávio Wey, é Diretor da Wey Excel S/C Ltda, empresa brasileira associada à Excel Partnership., com atuação em toda a América do Sul. A Wey Excel com experientes consultores, atua prestando serviços de consultoria e treinamento nas normas ISO 9000, QS-9000, ISO 14000, ISM Code, Requisitos das Indústrias Regulamentadas pelo FDA, e agora está autorizada para oferecer treinamentos credenciados pelo QuEST Forum sobre a norma de telecomunicações TL 9000. Inúmeras empresas brasileiras são clientes dos cursos de treinamento acreditados por entidades internacionais, tais como RAB, EARA e IRCA. Igualmente diversas empresas brasileiras e argentinas, fornecedoras de produtos e serviços, receberam o suporte de consultoria e treinamento da Wey Excel, tendo sido sempre certificadas em sua primeira auditoria de registro, por organismos de certificação de credibilidade internacional. O enfoque principal do trabalho de Luis Wey e da Wey Excel é a melhoria dos processos de negócios de seus clientes.